segunda-feira, 18 de julho de 2011

Harry Potter


Esse fim de semana fui assistir ao último filme da saga Harry Potter e percebi um coisa interessante na fila da sessão, a maioria ali não eram crianças, eram na maior parte adultos, que como eu, cresceram com a saga.Assim como a saga cresceu conosco.

No início, a história era protagonizada por um jovem Harry e com o passar do tempo o conteúdo foi ficando mais denso, mais sombrio. O mesmo aconteceu com os filmes.

Nos primeiros filmes vemos obras fiéis aos livros e a cada mudança de diretor percebemos uma identidade diferente na saga, com alterações e adaptações para a telona cada vez mais frequentes.

Como a maioria das pessoas que leram (ou devoraram) os livros, as primeiras mudanças me incomodavam, havia vivido naquele mundo enquanto lia os livros, e era aquilo que queria ver representado nas telas. Com a evolução da saga comecei a notar que muitas vezes essas mudanças eram necessárias para um entendimento daqueles que não leram os livros, e para uma continuidade da trama, já que seria impossivel retratar todos os detalhes de cada livro em 2 horas de filme.

Ainda acredito que os livros possuem muito mais riquezas em cada página do que os filmes, mas os filmes cumpriram seu papel de entreter e representar toda a magia criada por JK Rowling.

Li muitas reportagens sobre a sensação de abandono que os fãs sentiam antes mesmo do filme ser lançado. Não fui com essa sensação para o cinema, para mim a sensação de término surgiu junto com o lançamento do último livro. Ali eu sabia que teria que abanonar Hogwarts.

O filme representava muito mais a conclusão de uma saga, e acredito que tenha cumprido sua função.

Agora é esperarmos que apareça uma saga tão interessante como foi Harry Potter!

Nenhum comentário:

Postar um comentário